“Também não brinco mais”

post blog

 

A verdade é que o brasileiro (a maioria deles) é um garoto mimado. Daqueles criados com vó, que não sabem brincar, não sabem perder. Que tomam o controle do vídeo game, quando o coleguinha tá conseguindo fazer mais golpes especiais, no Mortal Kombat. Que se senta, encostado na parede, abraçando os joelhos, de cabeça baixa, até que alguém venha passar a mão em sua cabeça. Daqueles que cruzam os braços e fazem bico. Daqueles chantagistas, do tipo: só vou fazer isso, se você me der aquilo.

Perdemos a copa. Ok. Também esperava o título, também queria ter podido gritar que fomos campeões outra vez. Mas não deu. E, nem por isso  tirei minha camiseta amarela, não deixei de ser brasileira. Detalhe: continuo amando o meu país.

Pra perder tem que ser maduro. E esses brasileiros estão muito longe disso.

De ontem pra hoje, menos de 24h após o 7×1 contra a Alemanha, ônibus já foram queimados, bandeiras e camisas já foram rebaixadas a pano de chão e as decorações das lojas já foram retiradas. Um típico: “também não brinco mais” com direito a bico. Xingam e vaiam os jogadores, crucificam a equipe técnica, as emissoras, o jogador machucado. Saem apontando os dedos, bradando “eu já sabia” aos quatro ventos.

Sempre acreditei que uma decepção nos faz crescer. Nos faz olhar pra trás e, talvez, dizer: poxa, como fomos tolos – não por acreditar, mas por reagir assim. Tenho certeza de que você, adulto, hoje olha pra sua infância e ri da criança emburrada que foi, porque a mamãe não deu o chocolate.

[suspiro aqui]

Não é só pela Copa. Pelo menos pra mim. Só que ao invés de me encostar na parede, abraçar meus joelhos e ficar cabisbaixa, vou me levantar e fazer minha parte, pra poder merecer um delicioso chocolate da mamãe.

Postado em Voz

Deixe um comentário

