“Também não brinco mais”

post blog

 

A verdade é que o brasileiro (a maioria deles) é um garoto mimado. Daqueles criados com vó, que não sabem brincar, não sabem perder. Que tomam o controle do vídeo game, quando o coleguinha tá conseguindo fazer mais golpes especiais, no Mortal Kombat. Que se senta, encostado na parede, abraçando os joelhos, de cabeça baixa, até que alguém venha passar a mão em sua cabeça. Daqueles que cruzam os braços e fazem bico. Daqueles chantagistas, do tipo: só vou fazer isso, se você me der aquilo.

Perdemos a copa. Ok. Também esperava o título, também queria ter podido gritar que fomos campeões outra vez. Mas não deu. E, nem por isso  tirei minha camiseta amarela, não deixei de ser brasileira. Detalhe: continuo amando o meu país.

Pra perder tem que ser maduro. E esses brasileiros estão muito longe disso.

De ontem pra hoje, menos de 24h após o 7×1 contra a Alemanha, ônibus já foram queimados, bandeiras e camisas já foram rebaixadas a pano de chão e as decorações das lojas já foram retiradas. Um típico: “também não brinco mais” com direito a bico. Xingam e vaiam os jogadores, crucificam a equipe técnica, as emissoras, o jogador machucado. Saem apontando os dedos, bradando “eu já sabia” aos quatro ventos.

Sempre acreditei que uma decepção nos faz crescer. Nos faz olhar pra trás e, talvez, dizer: poxa, como fomos tolos – não por acreditar, mas por reagir assim. Tenho certeza de que você, adulto, hoje olha pra sua infância e ri da criança emburrada que foi, porque a mamãe não deu o chocolate.

[suspiro aqui]

Não é só pela Copa. Pelo menos pra mim. Só que ao invés de me encostar na parede, abraçar meus joelhos e ficar cabisbaixa, vou me levantar e fazer minha parte, pra poder merecer um delicioso chocolate da mamãe.

Anúncios
Postado em Voz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s